Sejam bem vindos(as)





NÃO SE PODE FALAR EM EDUCAÇÃO SEM AMOR.(PAULO FREIRE)


Sejam bem vindos (as)


Neste blog vocês encontrarão atividades relacionadas ao curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias e poderemos trocar experiência deste grande universo da educação.















quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Atividade 4.7


 conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

De acordo com o dicionário Aurélio, Currículo são as disciplinas de um curso escolar, englobando as metodologias e estratégias que deverão ser utilizadas para que o currículo seja cumprido como programado.

Um currículo educacional é um caminho a percorrer rumo ao aprendizado dos alunos. É formado, além dos componentes curriculares, por tudo aquilo que acontece na escola. Incluindo também a contribuição que a tecnologia traz para a construção de uma via colaborativa, possibilitando a criação de uma rede eficaz de comunicação entre as escolas e com outros espaços extra-escolares. Assim, professores e alunos podem, não só, desenvolver interações satisfatórias entre si, mas também, cada escola ou cada um de seus membros, estabelecerem relações plurais e colaborativas com outras escolas, com colegas, ou instituições diversas. Ao utilizar as novas tecnologias para o planejamento e desenvolvimento de suas aulas, o professor estará proporcionando a interação entre tecnologia e currículo, bem como estabelecendo um novo vinculo com os alunos, pois deixará de ser um transmissor de informações e se tornará um mediador entre estes e o conhecimento, proporcionando uma aprendizagem significativa, onde os alunos constroem seu próprio conhecimento.

Uma das formas de se trabalhar o currículo é utilizando projetos. A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que surgirem. O desenvolvimento do aprender a aprender é um desafio no campo do currículo. Segundo Paulo Freire: “Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir”.  

 

 
Atividade do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário