Atividade 4.6 – Reelabore o plano de aula da atividade 4.5
com as modificações que você achou interessante
Reforma Ortográfica – Conhecer para adaptar
Autor e Coautor(es)
CACHOEIRO
DE ITAPEMIRIM - ES EEEF - PROF AMELIA TOLEDO DO ROSARIO
Coautor(es)
Maristela
Wassoller, Térlia Simão Candido
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino
Fundamental Final
|
Língua
Portuguesa
|
Língua
oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
|
Ensino
Fundamental Final
|
Geografia
|
Construção
do espaço: os territórios e os lugares
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Demonstrar capacidade de
reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem;
- Conhecer a cultura e as tradições
brasileiras e de países de língua portuguesa;
- Interatuar com os colegas
por meio de atividade oral e escrita;
- Utilizar a linguagem como
instrumento para o exercício da cidadania;
- Reconhecer as mudanças
ortográficas que ocorreram na língua portuguesa após acordo ortográfico;
- Utilizar recurso da web para
pesquisar;
- Aplicar na construção de
texto os mecanismos de coerência e coesão, produzindo um artigo de opinião
e um diálogo em grupo de internetês;
- Comparar informações e
localizações geográficas de países de língua portuguesa discutindo
criticamente sobre as mesmas.
Duração das atividades
5 aulas
de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
Acordo
Ortográfico da Língua Portuguesa (antigo)
Estratégias
e recursos da aula
Símbolo
da Reforma Ortográfica
1ª AULA - O que se espera desta aula é que
os alunos construam uma visão mais crítica sobre a utilidade e eficácia do
acordo, que poderia ser mais profundo, a fim de promover maior unificação das
nações que utilizam o Português.
- Demonstração no data show
dos vídeos: Guia de Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, 1ª e 2ª
parte ( HTTP://www.youtube.com/watch?v=TdBeQIFT73c. estes vídeos serão
pausados para que questionamentos sejam levantados e dúvidas esclarecidas
- Divisão de grupos de alunos:
cada grupo acessa um link do youtube sobre a reforma ortográfica e cada
grupo deverá escrever um parágrafo sobre tudo que ouviram. A apresentação
será através de uma roda de conversa onde cada grupo coloca sua posição.
2ª AULA - O que se espera desta
aula é que o aluno reflita e compreenda que a Reforma Ortográfica não foi
eficiente na unificação da língua portuguesa, além de perceber os problemas que
surgem com a reforma, como a necessidade de substituir todo o material escrito.
- Iniciação com apresentação
de dois vídeos no data show sobre a eficiência da Reforma Ortográfica: HTTP://www.youtube.com/watch?v=BYOMd_ZLgjM, primeira e segunda parte.
- Roda de conversa. Tema:
Eficiência da Reforma Ortográfica
- Apresentação de um vídeo que
mostra a entrevista com o Prof. Sergio Nogueira seguido pelo vídeo que
mostra uma reportagem exibida no Jornal Nacional sobre as vantagens e
desvantagens da Reforma Ortográfica
- Alunos agrupados em duplas
fazem uma pesquisa dentro da escola, com professores, funcionários e
alunos sobre o posicionamento de cada um com a reforma (entrevista)
- Cada dupla lê sua pesquisa
que vai sendo anotado no quadro essência para visualização do panorama das
opiniões apresentadas. Montagem de um gráfico de opinião.
3ª AULA - Nesta aula espera-se
que o aluno continue com as reflexão e conheça alguns vocábulos que se traduzem
diferentes significados em cada pais de Língua Portuguesa. Os vídeos a serem
acessados proporcionará aos alunos a apreciação de várias palavras totalmente
diferentes do nosso uso comum. Isso o levará a concluir que, apesar da
tentativa da unificação, muitos vocábulos de Portugal por exemplo, parece tão
estranha que não a reconhecemos como língua portuguesa. Observar também que o
tom empregado na tradução brasileira será sempre mais casual e informal,
independente das características do texto.
- Divisão em três grupos e
cada grupo com o comando: ver os vídeos e a partir dos vídeos confeccionar
cartazes com demonstrações de palavras e expressões interessantes
- Roda de conversa para
apresentar os cartazes
4ª AULA -
Nesta
aula espera-se que o aluno compreenda que o internetês é uma linguagem que
possibilita comunicar-se através da linguagem escrita para diminuir o tempo
gasto na digitação e que deve se restringir seu uso apenas no ambiente virtual
- Divisão da turma em duplas e
cada dupla deve simular uma conversa na web em programas de relacionamento
virtual, onde o internetês pode ser usado. Após esta experiência os alunos
traduzem este diálogo para a linguagem culta padrão .
- Debate em grupo sobre a
tarefa. Comentar sobre os abusos do uso desta linguagem, das
possibilidades de aceitação de cada linguagem de acordo com o ambiente em
que será apresentada.
5ª AULA -
Finalmente
nesta aula o aluno deverá ser capaz de produzir um artigo de opinião sobre a
Nova Reforma Ortográfica e os melhores textos postados no Blog do Projeto.
- Exposição dialogada do
gênero textual artigo de opinião.( O aluno será levado a compreender as
partes de um texto que expresse opinião assim como definir seus tópicos em
forma de esquema antes de começar a elaborar o texto, para que não se
perca na sua produção.
- Após concluir, os alunos
trocam os textos entre si em grupos de 4 alunos. Eles devem levantar
sugestões sobre a forma (estrutura gramatical e adequação a proposta do
texto) e de conteúdo ( forma coerente com o assunto).
- Estes textos serão levados
para casa para que eles o redijam quantas vezes forem necessário para que
depois sejam escolhidos para postar no blog da escola.
Recursos Complementares
HTTP://www.youtube.com/watch?v=TQLcnhjBHrI - Uma reforma que não
universaliza a língua
HTTP://www.youtube.com/watch?v=TdBeQIFT73c - 1ª e 2ª parte da Reforma
Ortográfica da Língua Portuguesa
HTTP://www.youtube.com/watchv=9eJADJXCLxM
– Vídeo
básico sobre a reforma – crianças falando
HTTP://www.youtube.com/watch?v=U0r2O_QdMmY - Português do Brasil, Português
de Portugal
HTTP://www.youtube.com/watch?v=vNg_Wtjgvgs - Entrevista com o professor
Sergio Nogueira
Modificação:
Ø Além do que foi feito no
planejamento acrescentaria
http://www.placaserradas.com.br/ Site com imagens de placas com desvios ortográficos.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/objetos_de_aprendizagem/PORTUGUES/game.swf Jogo sobre o Novo Acordo Ortográfico
-A utilização do Impess
ou Power Point para a criação de slides com material para ser apresentado aos
colegas de outras turmas usando o Data show.
-Para finalizar será
feito o soletrando por turma e depois da escola.
Avaliação
O aluno
será avaliado em relação a sua compreensão sobre o tema, sua capacidade de
extrapolá-lo e de associá-lo ao cotidiano. Avaliar também sua capacidade de
dialogar e interagir com os colegas. A produção textual permite avaliar sua
capacidade de autoria. Partindo desta avaliação do aluno abre-se um leque de
possibilidades se o aluno precisa ou não aperfeiçoar suas habilidades leitoras
que deve ser explorada em ocasiões futuras. Também o aluno deve ser levado a se
avaliar e avaliar a mediação do professor para que o crescimento seja mutuo.
Atividade do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC's.
Nenhum comentário:
Postar um comentário