Grupo as TIC’s do Altina.
Experiências com a integração de
tecnologias ao currículo ––– postar na Biblioteca e portfólio
Identificar, em
relação às experiências: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas,
objetivos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias utilizadas,
duração da atividade, os conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos
mobilizaram ou aprenderam.
Relato conforme o
nosso ponto de vista:
O Projeto
“Produzindo um texto folclórico”, desenvolvido pela professora Meire Lúcia, da
Escola Lucinda, está de acordo com a sua justificativa. Porém, com alunos do 2º
ciclo, é possível ampliar os gêneros textuais, explorando mais a escrita de
diferentes gêneros, contextualizando-os com as lendas e os personagens
folclóricos. Disciplinas que poderiam ser envolvidas:
Matemática: http://ensfundamental1.wordpress.com/matematica-folclorica9/
Educação Física: http://ensfundamental1.wordpress.com/366-2/
Objetivos:
· Estimular a produção escrita por meio de pequenos textos (recontos).
Mudança: Estimular a
produção escrita por meio da diversidade textual: Bilhetes, receitas http://cybercook.terra.com.br/culinaria-especial-folclore-brasileiro-2007.html?codmat=1087, convites, poema e história em quadrinhos:
http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com.br/
http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm
2ª Etapa:
Discutir as semelhanças e
diferenças e a riqueza da diversidade cultural brasileira, valorizando a
cultura de cada região.
Adaptações: Dividiria a turma em grupos representando as 5
regiões brasileiras. Cada grupo pesquisaria: Danças, festas tradicionais,
lendas, pratos, artesanato.
http://ensfundamental1.wordpress.com/folclore-nas-regioes-do-brasil5/
3ª Etapa:
Ouvir, interpretar e recontar oralmente as histórias da Tia
Nastácia disponíveis no software “Emília e as aventuras do folclore”,
identificando os personagens folclóricos mais comuns
das histórias brasileiras.
Adaptações: Por se tratar do 2º ciclo, apresentaria
também outros vídeos com:
Lendas menos
comuns: O Boto, Vitória Régia, Iara, Boitatá. http://ensfundamental1.wordpress.com/folclore-video6/
Lendas de
Ipatinga: http://ensfundamental1.wordpress.com/lendas-e-mitos-do-brasil/lendas-de-ipatinga2/
Recursos:
Software “Emília e as Aventuras
do Folclore.”
Blogger da escola:
http//www.escolamunicipallucinda.blogspot.com.
Links para pesquisa e
interação:
http://www.youtube.com/watch?v=CWHPvs7_MO8&feature=related
http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/
http://www.youtube.com/watch?v=ZluM7jTUP5o
http://www.slideboom.com/presentations/398368/Folclore-brasileiro
http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/
http://www.youtube.com/watch?v=ZluM7jTUP5o
http://www.slideboom.com/presentations/398368/Folclore-brasileiro
Adaptações:
Os alunos poderiam usar o datashow na apresentação. O professor ajudaria os
alunos a resumir o trabalho em tópicos (transparências). Cada grupo usaria a
sua criatividade para enriquecer a apresentação: Dança, teatro, cartazes, etc.
Avaliação:
· Elaborar um texto virtual no editor de textos do programa Wordpad,
utilizando imagens do Software "Emília e as Aventuras do Folclore" ou
armazenadas no arquivo "Minhas Imagens" do Computador.
· Roda de Histórias: Socializar os textos com os colegas, contando as histórias escritas por eles.
Adaptações: Apresentação da
Pesquisa feita pelos grupos sobre as 5 regiões do Brasil, onde o professor
deverá analisar: Autonomia em relação à
pesquisa, elaboração textual, análise ortográfica, trabalho em equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário