Gracilene Gomes de Souza May 26
2012 03:51:50:000PM
Percepções ao navegar por
hipertextos
O hipertexto possibilita a livre
escolha do caminho a ser percorrido, por isso conheci coisas inesperadas ao
navegar por ele. Permite decidir o rumo a seguir na viagem pela leitura,
tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. O
hipertexto é “explorativo” vem auxiliar o ser humano na questão da
aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o
cérebro
humano, ele não possui uma estrutura
hierárquica e linear, sua característica é uma forma de organização em
rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto,
consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no
grau de interatividade que necessitamos. Outro aspecto que também tende a
se mostrar como positivo é o fato de que o interlocutor pode compartilhar
com inúmeras informações ao mesmo tempo apenas utilizando-se dos aplicativos
fornecidos pelo próprio computador. Trata-se de uma leitura, digamos assim,
não linear, posto a disponibilidade de conceitos reunidos em um só
“ambiente”, sem grandes esforços para o usuário. Sendo assim o hipertexto
funciona como aliado nessa incessante busca que temos por informações
rápidas e precisas. Como ferramenta de ensino e aprendizagem, propicia a
descoberta pelo conhecimento de forma interativa, fazendo com que os
interlocutores, ao mesmo tempo em que se propõem a concretizar seus
objetivos com a aquisição de informações, insiram-se também no mundo
digital, com vistas a acompanhar o processo evolutivo da sociedade. Ao
navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras
sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a
clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, isso pode ser bom ou
ruim dependendo do rumo que vai a sua pesquisa, pois ao abrir diversos
links o seu objetivo pode se perder caso não esteja focado no que quer.
|
|
Ivone Rosa Ferreira de Sá May 27
2012 08:44:58:000PM
Gracilene, concordo com você, pois na internet
cada usuário cria seu próprio texto, levando em conta que cada leitor
“percorre” caminhos diferentes em um mesmo texto, através dos links.
|
|
Maria Tereza Seixas Gomes Oliveira
May 27 2012 09:30:53:000PM
unidade_2_percepcoes_ao_navegar_por_hipertextos_terezaseixas
Gracilene, é exatamente estes atrativos de ícones piscando, palavras
sublinhadas, endereços de sites, que nos levam muitas vezes a perder o foco
de nossa pesquisa.
|
|
Mara Coura Linhares May 28 2012
08:01:49:000AM
"O hipertexto possibilita a
livre escolha do caminho a ser percorrido...". Ao fazer minha
pesquisa, também encontrei essa afirmação, Gracilene, mas faço um
questionamento: Até que ponto realmente escolhemos o caminho a percorrer?
Acredito que muitas vezes somos "levados" por esses caminhos, mas
acreditando que estamos fazendo escolhas conscientes.
|
|
Mara Coura Linhares May 28 2012
08:03:27:000AM
"O hipertexto possibilita a
livre escolha do caminho a ser percorrido...". Ao fazer minha
pesquisa, também encontrei essa afirmação, Gracilene, mas faço um
questionamento: Até que ponto realmente escolhemos o caminho a percorrer?
Acredito que muitas vezes somos "levados" por esses caminhos, mas
acreditando que estamos fazendo escolhas conscientes.
Mara Coura.
|
|
Glaucia Regina Muniz May 28 2012
10:58:04:000AM
Gracilene,
Acho relevante a sua colocação de
que a leitura de um hipertexto não é linear e nem por isso ser prejudicial
ao entendimento do texto. Ao contrário, os links auxiliam na compreensão do
texto inicial. E eu acho interessante também que diversos leitores podem
ler o mesmo texto e cada um buscar individualmente, através dos links,
aquelas informações que acha necessário para a sua melhor compreensão do
texto. Isso é bom demais não acha?
|
|
Gracilene,
Concordo com você "o hipertexto nos possibilita a livre escolha do
caminho a ser percorrido", dificil e saber se fizemos a escolha certa ou
se iludidos pelos piscares, sublinhados etc.fomos direcionados para o
correto.
suzimar roriz
|
Texto e comentários feito pelos colegas
do curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação
- TIC, 100 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário