Ao utilizar os blogs que já é um instrumento utilizado por alguns professores, os alunos tem acesso às informações que vão muito além do currículo, permitindo assim ampliar seus conhecimentos preparando-os para enfrentar os desafios que os aguardam na sociedade.
Como aprendiz, mudar a forma de aprender dos alunos requer
mudar a forma de ensinar dos professores. Por isso é preciso haver uma mudança
de mentalidade, nas concepções tradicionais sobre a aprendizagem, práticas
pedagógicas ultrapassadas e encarar essa nova cultura “tecnológica”, que a
escola não deve ignorar. A tarefa do professor é se adequar ao mundo virtual
dos alunos e não ficar alheio a este contexto.
O importante é vencer o medo de usar as novas tecnologias em
prol da melhoria da qualidade das aulas.
Aprender a aprender é, entre outras coisas, encontrar a própria margem de
liberdade para, em termos piagetianos, “assimilar e adaptar” os novos
conhecimentos aos já acomodados, conforme o ritmo de aprendizagem. Segundo Piaget
(1978), aprender é construir conhecimento. Sendo assim, aprender é provocar na
mente do aprendiz processos cognitivos como: reconhecer conceitos novos e
compará-los aos já existentes na memória seja por afirmações verbais ouvidas e
lidas, seja por experiência vivida na prática; encontrar o ponto de equilíbrio
entre os dados estocados e os recém-chegados à mente, para, ao final do processo,
sintetizar o conhecimento desejado.
Curso Proinfo Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, 1000 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário