Sejam bem vindos(as)





NÃO SE PODE FALAR EM EDUCAÇÃO SEM AMOR.(PAULO FREIRE)


Sejam bem vindos (as)


Neste blog vocês encontrarão atividades relacionadas ao curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias e poderemos trocar experiência deste grande universo da educação.















sexta-feira, 15 de junho de 2012

ATIVIDADE 1.2 - REGISTRANDO A PRÓPRIA HISTÓRIA


Ao utilizar os blogs que já é um instrumento utilizado por alguns professores, os alunos tem acesso às informações que vão muito além do currículo, permitindo assim ampliar seus conhecimentos preparando-os para enfrentar os desafios que os aguardam na sociedade.

Como aprendiz, mudar a forma de aprender dos alunos requer mudar a forma de ensinar dos professores. Por isso é preciso haver uma mudança de mentalidade, nas concepções tradicionais sobre a aprendizagem, práticas pedagógicas ultrapassadas e encarar essa nova cultura “tecnológica”, que a escola não deve ignorar. A tarefa do professor é se adequar ao mundo virtual dos alunos e não ficar alheio a este contexto.

O importante é vencer o medo de usar as novas tecnologias em prol da melhoria da qualidade das aulas.

Aprender a aprender é, entre outras coisas, encontrar a própria margem de liberdade para, em termos piagetianos, “assimilar e adaptar” os novos conhecimentos aos já acomodados, conforme o ritmo de aprendizagem. Segundo Piaget (1978), aprender é construir conhecimento. Sendo assim, aprender é provocar na mente do aprendiz processos cognitivos como: reconhecer conceitos novos e compará-los aos já existentes na memória seja por afirmações verbais ouvidas e lidas, seja por experiência vivida na prática; encontrar o ponto de equilíbrio entre os dados estocados e os recém-chegados à mente, para, ao final do processo, sintetizar o conhecimento desejado.
Curso  Proinfo Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, 1000 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário